Ensino fundamental I e II

PROPOSTA PEDAGÓGICA
DO ENSINO FUNDAMENTAL I E II

A Proposta Pedagógica do 1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental da Escola Quem – Me – Quer, está respalda nos Parâmetros Curriculares Nacionais ( PCN´s), que propõem uma prática que considere os interesses e motivações dos alunos e garanta as aprendizagens para a formação cristã de cidadãos autônomos, críticos e participativos, capazes de atuar com competência, dignidade e responsabilidade na sociedade em que vivem.
Avaliamos continuamente nossa prática pedagógica e ajustamos a dinâmica de ensino de modo a favorecer o desenvolvimento das competências essenciais à aquisição de novos saberes e ao uso de novas tecnologias e linguagens. Estruturamos nosso processo de ensino e aprendizagem fundamentado na concepção “de aprender a aprender”, adotando metodologias capazes de priorizar a construção do conhecimento, o desenvolvimento do espírito crítico capaz de favorecer a criatividade, a compreensão dos limites a alcances lógicos das explicações propostas.
Desenvolvemos projetos de estudo e atividades que destacam a importância do trabalho coletivo e contemplam o exercício da liderança construtiva, o respeito pelos diversos modos de pensar e agir, a busca do consenso como alternativa de civilidade e harmonia na convivência em grupo, a vivência de atividades de cooperação em benefício próprio e coletivo.
Trabalhamos para que nossas crianças e adolescentes tenham uma visão construtiva da vida, das relações humanas e aprendam a se posicionar criticamente diante da complexidade de informações a que estão expostas. Isso implica o estímulo à autonomia, desenvolvendo o sentimento de segurança em relação às suas próprias capacidades, sendo capazes de atuar em níveis de interlocuções mais complexas e diferenciadas.
O processo de ensino e aprendizagem é acompanhado por pedagogas, psicopedagoga e equipe gestora comprometida com a construção de projetos educativos de qualidade, que desenvolvem um trabalho preventivo criterioso e sistemático, ao longo do ano letivo, para que nossas crianças e adolescentes atinjam seu pleno desenvolvimento e cresçam como pessoas competentes, íntegras e felizes.




ENSINO FUNDAMENTAL I E II - LEITURA
Dê asas à sua imaginação através dos livros

A leitura é uma prática de grande importância para as pessoas, porém é vista às vezes como uma obrigação pra lá de chata e maçante, já que quando estamos estudando é preciso ler muito e reler em algumas situações. Pensando por outro ângulo, existem alguns livros que nos permitem viajar e até vivenciar certas histórias como se fizéssemos realmente parte dela.
 É difícil imaginar uma menina que tenha lido Crepúsculo, de Stephenie Meyer, sem dar um suspiro ou ao menos se sentir envolvida na história... As crônicas de Nárnia, de Clive Staples Lewis fazem os leitores viajarem também num mundo misto de fantasia e realidade...

Para provar que leitura pode ser mais interessante do que você imagina, veja a lista de livros que preparamos: 

Para meninas:

O diário da Princesa – Meg Cabot

Uma fada veio me visitar – Thalita Rebouças

A rainha da fofoca – Meg Cabot

Coisas que toda garota deve saber – Samantha Rugen

O superblog das maravilhooosas – Inês Stanisiere

Uma garota entre nós – Cecily Von Ziegesar

Reunião – Meg Cabot


Para meninos:

Harry Potter – J. K. Rowling

Túneis – Brian Williams; Roderick Gordon

Águas profundas – H. I. Larry

O aprendiz – Joseph Delaney

Goosebumps – R. L. Stine

Coisas que todo garoto deve saber – Antonio Carlos Vilela

Deltora Quest – Emily Rodda

O grande livro dos seres fantásticos – Manuel Calderon

Sr. Ardiloso Cortês – Derek Landy

Vampyro O Terrível Diário Perdido do Dr. Cornélius Van Helsing – Cornélios Van Helsing

Viagem ao centro da Terra – Julio Verne

Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola








ENSINO FUNDAMENTAL I E II
Ensino fundamental é uma das etapas da educação básica no Brasil. Tem duração de nove anos, sendo a matrícula obrigatória para todas as crianças com idade entre seis e 14 anos. A obrigatoriedade da matrícula nessa faixa etária implica na responsabilidade conjunta: dos pais ou responsáveis, pela matrícula dos filhos; do Estado pela garantia de vagas nas escolas públicas; da sociedade, por fazer valer a própria obrigatoriedade. Regulamentado por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, em 1996, sua origem remonta ao Ensino de Primeiro Grau, que promoveu a fusão dos antigos curso primário (com quatro a cinco anos de duração), e do curso ginasial, com quatro anos de duração, este último considerado, até 1971, ensino secundário.
A duração obrigatória do Ensino Fundamental foi ampliada de oito para nove anos pelo Projeto de Lei nº 3.675/04, passando a abranger a Classe de Alfabetização (fase anterior à 1ª série, com matrícula obrigatória aos seis anos) que, até então, não fazia parte do ciclo obrigatório (a alfabetização na rede pública e em parte da rede particular era realizada normalmente na 1ª série). Lei posterior (11.114/05) ainda deu prazo até 2010 para Estados e Municípios se adaptarem.